sexta-feira, 15 de março de 2013

Por que fazer terapia?


As vicissitudes do mundo contemporâneo afetam profundamente o ser humano em várias áreas da vida : emocional, familiar, conjugal profissional, afetiva. Submetido às pressões da vida moderna muitas vezes se sente incapaz de encontrar soluções para as suas dificuldades e se depara diante de verdadeiras crises.
A crise pode ser definida como um momento em que, diante de uma situação nova e inesperada não sabe como agir, pois os padrões habituais de ação se mostram ineficazes ou inadequados no momento. A forma como agia anteriormente absolutamente já não serve mais  e se sente confuso, indefeso,  desprotegido  e muitas vezes paralisado diante do desafio.
 Desta forma, a psicoterapia se faz necessária para que haja uma ruptura com os padrões de comportamento antigos e disfuncionais, geradores de angústia e infelicidade. A ruptura pode ser dolorosa  e assustadora porque pressupõe mudanças dos pensamentos irracionais, crenças e mitos. E mudar atrai e assusta ao mesmo tempo.
A psicoterapia é um processo que leva a novas aprendizagens, enfrentamentos, avanços, evolução, investigação e aventuras por novos caminhos, desenvolvendo ao máximo os recursos internos e as potencialidades do indivíduo. 
Caminhos estes que permitam gerar alternativas para a solução dos problemas, diminuir o sofrimento, estabelecer um equilíbrio emocional, ampliar a consciência de si mesmo, aprender com os seus sintomas e promover o crescimento pessoal.
Concluindo:
-" Em que momento da vida então é indicada a psicoterapia?
-" No momento em que a pessoa sentir que de alguma forma não se sente feliz com a sua vida ou está vivenciando algum tipo de sofrimento e dor, e sente que não possui recursos internos para superá-los sozinho.
 A Psicoterapia abrirá as portas para uma maior conscientização de quem édo que quer,  do que pode vir a ser;  bem como possibilitar que suas experiências  de vida possam ser no futuro mais leves e felizes.

Psicologa Ivana Maria Campagnolli
CRP 08/ 02256
https://mail.google.com/mail/u/1/images/cleardot.gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário