sexta-feira, 5 de abril de 2013

Fonoaudiologia X Voz


Uma área importante da Fonoaudiologia é a Voz, que traduz a nossa personalidade e faz parte da vida profissional de muitas pessoas. O fonoaudiólogo atua na reabilitação vocal(patologias), principalmente na prevenção e cuidados específicos(individuais).
Você que é um profissional da voz deve preservar a qualidade e cuidar diariamente da 
 Higiene Vocal.
Se você está com rouquidão por mais de 7 dias, procure primeiramente um médico otorrino para avaliar clinicamente a causa da alteração e diagnosticar uma possível Disfonia.
Segue algumas dicas: 

Evite gritar ou falar durante muito tempo, especialmente em ambientes ruidosos.
Cuidado com mudanças bruscas de temperatura, inclusive com bebidas geladas.
O hábito de pigarrear ou tossir promove atrito entre as pregas vocais, por isso inspire várias vezes, engolindo a saliva ou tome água.
As bebidas alcoólicas, principalmente as destiladas, atuam como anestésicos, melhorando temporariamente a voz e mascarando o abuso. O mesmo acontece com sprays e pastilhas.
Beber sempre bastante água natural, principalmente em ambientes com ar condicionado ou no clima muito seco.
Os sucos de frutas cítricas auxiliam na retenção de líquidos, dê preferência aos naturais.
A alergia ou rinite alérgica pode ser prejudicada diante da exposição aos fatores alérgicos, por exemplo: poeira, tinta, lã, alimentos específicos ou cheiros muito fortes.
Não fumar ou permanecer por muito tempo em ambientes de fumantes, pois este hábito irrita as estruturas do aparelho fonador, diretamente as pregas vocais.
Mastigar bem os alimentos e, antes do uso profissional da voz, consumir alimentos leves, sem condimentos ou temperos muito fortes.
Evitar achocolatados, derivados do leite e alimentos gordurosos previamente ao uso da voz, pois os mesmos aumentam a secreção do trato vocal, prejudicando a articulação e qualidade vocal.
O refluxo gastroesofágico interfere na produção vocal, devido à acidez que irrita a mucosa.
A postura corporal é importante para a projeção vocal. Procure não usar roupas apertadas na região do pescoço e da cintura, saltos altos e solas grossas de borracha, que impedem o fluxo natural das energias.
As atividades físicas de impacto associadas ao esforço vocal também são prejudiciais, sugerindo o uso de microfone.
Realize exercícios diários e de aquecimento vocal orientados pelo fonoaudiólogo nos momentos que antecedem o uso profissional da voz.

Fga. Ana Carla Sitta
CRFa /PR 6012

Nenhum comentário:

Postar um comentário