sábado, 13 de abril de 2013

Machucados por desobediência


Machucados por desobediência

 Quando uma criança tomar alguma iniciativa, que não seja perigosa ou de impossibilidade material, oponha-se o menos possível. Mas:

Exemplo 1: Se seu filho se machucou brincando com uma tesoura, faca ou outro objeto, nunca lhe diga “bem feito, você me desobedeceu”. A  criança só tentou desobedecer para vencer uma dificuldade e porque vê outras pessoas fazerem.

Se pais souberem lidar com este exemplo, será muito útil para ajudar a criança a suportar o seu fracasso com certos objetos e ter confiança em si mesma para uma nova tentativa

Cuide dela, não tire sarro, pois você estará aumentando o seu sentimento de inferioridade. Quando ela estiver bem, converse sobre o seu fracasso, conte suas experiências de criança com a tesoura, faca, fogo...e acrescente que a proibição é por proteção. Fale também que isto aconteceu com todos os adultos e ainda acontece. Afinal, são os pequenos acidentes da vida.

Se agirmos assim, daremos o exemplo da generosidade de coração e a criança terá confiança em si mesma. Com esta experiência ela sairá mais forte e mais confiante em você.

Exemplo 2: Diante de um outro ato, nunca diga “você é burro, não presta para nada”. Tudo o que um adulto diz tem valor aos ouvidos de uma criança. Estas falas negativas podem paralisar toda iniciativa de uma criança e ela pode se tornar um adulto medroso.

Dê ao seu filho o direito da iniciativa e ele será capaz de evitar sozinho os acidentes, pois conhecerá os seus limites e suas habilidades. Se você acha que há perigo ou que ele não tem idade suficiente alerte dizendo “Tome cuidado! Gosto de ver você corajoso, mas cuidado também é coragem”.

Não permita que a sua ansiedade ou excesso de proteção interfira na iniciativa da criança para realizar atividades sozinhas.

Psicóloga: Maria Luiza Jorge (Malu)
CRP: 08/05136




Nenhum comentário:

Postar um comentário