sexta-feira, 31 de maio de 2013

Ciume e Sintoma


Podemos observar nos registros da história da humanidade que o ciúme sempre fez  parte de diferentes épocas e culturas. Se faz também presente nos dias de hoje e é bem evidente nos povos latinos.
               A palavra ciúme tem sua origem etimológica no latim - ZELUMEM que significa zelo, cuidado, querer bem.  O ciúme é caracterizado por uma variação de sentimentos, pensamentos e ações. É marcado por ameaças reais ou fantasiosas que podem comprometer a qualidade e a estabilidade dos relacionamentos afetivos que são importantes e valorizadas.
               Tem uma evidente correlação com a insegurança e se origina na história de vida de cada um. Para entender como o ciúme se desenvolve é preciso voltar às primeiras vivências  da infância e à importante etapa que envolve a relação mãe-bebê onde os primeiros sentimentos são experienciados.
               Vários são os fatores que podem contribuir para a construção do ciúme. Filhos de mães controladoras tendem a absorver este comportamento e posteriormente nas relações afetivas podem repetir também esse padrão de querer controlar o outro. Isso acontece porque para eles pode também ser  uma forma de demonstrar o seu cuidado, o seu afeto, o seu amor. Em qualquer fase do desenvolvimento infantil a criança pode sofrer com as perdas, com a sensação de abandono, de desvalorização e de desrespeito. Assim, todas as experiências vividas na infância e nas demais fases da vida ficam registradas no inconsciente e vão constituindo  a estrutura psíquica e a personalidade  Mais tarde, em algum momento poderá reviver e reproduzir as mesmas emoções armazenadas e contidas num tempo remoto de sua vida. 
                 Este sentimento ligado ao amor, que sufoca e oprime, frequentemente vem acompanhado de muita dor e angústia tanto para quem o sente como para quem é ferido por ele. Enquanto sintoma, pontua a falta de confiança em si mesmo e no outro e tem como traços peculiares a ansiedadedepressão, obsessões, raiva,  impulsividade, desconfiança,
                  Pode ser diagnosticado como doença quando a vida começa a ficar paralisada em função do outro, quando a pessoa sente que todo o seu valor e estima está concentrado no outro e a impede de viver relações plenas.        
                 O ciúme faz parte dos transtornos de personalidade e  pode ser curado com ajuda profissional: terapia e medicamento. 
               Quanto mais seguro estiver com relação ao seu poder pessoal maior será o seu poder de viver com liberdade.
                A primeira receita para a cura é buscar dentro de si aquilo que tanto necessita receber do outro: o amor.
Escrito pela Psicologa Ivana M. Campagnolli
Descrição: https://mail.google.com/mail/ca/u/0/images/cleardot.gif


Nenhum comentário:

Postar um comentário