sexta-feira, 3 de maio de 2013

Psicologia e Cinema



O cinema através dos tempos tem exercido um grande poder de fascínio, magia e mobilização na natureza humana.
          Em psicoterapia os filmes vem sendo amplamente  utilizados como importante ferramenta auxiliar no processo terapêutico. Eles cumprem muitas vezes a função de facilitadores na reflexão, compreensão e na busca de soluções de conflitos e questões pessoais. 
          Os filmes podem ser geradores de grandes comoções e é muito comum ao assistir a um filme, o espectador se projetar no protagonista, se sensibilizar com o enredo, fotografia, trilha sonora e logo reconhecer que tudo se aplica perfeitamente em sua história de vida.
           No processo terapêutico, o terapeuta, conhecedor da dinâmica do cliente recomenda um  filme  cuja história possa incitar novas percepções; objetivando sempre a possibilidade de mudança em alguma situação. . Posteriormente,irão juntos pontuar as cenas e configurar as analogias encontradas.
           Os filmes como sendo grandes fomentadores de emoções podem facilitar as elaborações mentais e novas conexões. Trazem à tona sentimentos que estavam encobertos, focam  nas reações que causam no inconsciente e possibilitam avanços na terapia.
           Vale ressaltar que um bom filme não substitui o tratamento psicológico, mas é muito provável que você possa encontrar pistas para o caminho de novas  aprendizagens e crescimento.
          E sempre é possível aprender algo!!!
          O que você pode aprender???
          Confira alguns títulos como sugestão:

          As Pontes de Madson; -  EUA-1995 -Crise Conjugal
          Um dia de Cão :- EUA=1975 - Pessimismo
          O Mágico de Oz:- EUA- 1939- Depressão
          O Padre:- Grã-Bretanha-1994- Valores da Sociedade e Igreja..

          IVANA MARIA CAMPAGNOLLI
                  PSICÓLOGA

Nenhum comentário:

Postar um comentário